JOGO DA VELHA

  IMPRIMA SEU JOGO

Jogo da Velha para Imprimir.

Incentivando a prática do Raciocínio!




   É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais de tarde, mulheres se reuniriam para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o Jogo da "velha".

   Mas sua origem seria ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos a 3.500 anos[carece de fontesDe alguma forma, é um jogo "aparentado" dos "Marels"

   Muito popular por sua disponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro, ou mesmo sendo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa.

Regras

Jogador xis (X) ganha:

Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):


Imprima seu jogo personalizado!

Jogabilidade Comprovada.



Dicas para um jogo legal:

- Coloque a qualidade da tinta em MELHOR na sua impressora.

- Utilize um papel mais grosso que sulfite, pode ser papel cartão ou até cartolina. Pode também usar o papel sulfite e depois colar em um papel mais encorpado e recortar. Use sua criatividade!

- Disponível no formato A4.


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Estimule o aprendizado da criança !

Imprima a caixinha para guardar as peças.

Você recorta, dobra, cola e monta.



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Estratégias

Analisando o número de possibilidades de forma simplista, existem 362,880 (ou 9!) maneiras de se dispor a cruz e o círculo no tabuleiro, sem considerar jogadas vencedoras. Quando consideramos as combinações vencedoras, existem 255,168 jogos possíveis. Assumindo que 'X' inicia o jogo (se considerar que 'O' inicia, os resultados passam a ser inversos), temos:

131,184 jogos finalizados são ganhos por 'X'
1,440 são ganhos por 'X' após 5 movimentos
47,952 são ganhos por 'X' após 7 movimentos
81,792 são ganhos por 'X' após 9 movimentos
77,904 jogos finalizados são ganhos por 'O'
5,328 são ganhos por 'O' após 6 movimentos
72,576 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
46,080 jogos finalizados resultam em empate

Ignorando jogadas simétricas (outras jogadas rotacionadas ou refletidas), existem apenas 138 resultados únicos. Assumindo novamente que 'X' sempre inicia o jogos, temos:

91 resultados únicos são ganhos por 'X'
21 são ganhos por 'X' após 5 movimentos
58 são ganhos por 'X' após 7 movimentos
12 são ganhos por 'X' após 9 movimentos
44 resultados únicos são ganhos por 'O'
21 são ganhos por 'O' após 6 movimentos
23 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
3 resultados únicos são empates

Jogada perfeita

Se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada - apesar de o número total de possibilidades ser muito grande, a maioria delas é simétrica, além de que as regras são simples. Por esse motivo, é muito comum que o jogo empate (ou "dê velha").

Um jogador pode facilmente jogar um jogo perfeito seguindo as seguintes regras[1], por ordem de prioridade:

1. Ganhar: Se você tem duas peças numa linha, ponha a terceira.

2. Bloquear: Se o oponente tiver duas peças em linha, ponha a terceira para boqueá-lo.

3. Triângulo: Crie uma oportunidade em que você poderá ganhar de duas maneiras.

4. Bloquear o Triângulo do oponente:

5. Centro: Jogue no centro.

6. Canto oposto: Se o oponente jogar num canto, jogue no canto oposto.

7. Canto vazio: jogue num canto vazio.

Em suma, a não ser em condições especiais, o jogador deve ter preferência pela posição central, seguida pelos cantos, seguidos pelas bordas.


Tenha uma boa partida! 


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AGRADECEMOS SUA VISITA !!!

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