JOGO DA VELHA

 Jogo da Velha para Imprimir.

Incentivando a prática do Raciocínio!




   É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais de tarde, mulheres se reuniriam para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o Jogo da "velha".

   Mas sua origem seria ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos a 3.500 anos[carece de fontesDe alguma forma, é um jogo "aparentado" dos "Marels"

   Muito popular por sua disponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro, ou mesmo sendo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa.

Regras

tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas.
Dois jogadores escolhem uma marcação cada, geralmente um círculo (O) e um xis (X).
Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.
O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.

Jogador xis (X) ganha:

Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):


Imprima seu jogo personalizado!

Jogabilidade Comprovada.



Dicas para um jogo legal:

- Coloque a qualidade da tinta em MELHOR na sua impressora.

- Utilize um papel mais grosso que sulfite, pode ser papel cartão ou até cartolina. Pode também usar o papel sulfite e depois colar em um papel mais encorpado e recortar. Use sua criatividade!

- Disponível no formato A4.


_______________________________



Estimule o aprendizado da criança !

Imprima a caixinha para guardar as peças.

Você recorta, dobra, cola e monta.



_______________________________


Estratégias

Analisando o número de possibilidades de forma simplista, existem 362,880 (ou 9!) maneiras de se dispor a cruz e o círculo no tabuleiro, sem considerar jogadas vencedoras. Quando consideramos as combinações vencedoras, existem 255,168 jogos possíveis. Assumindo que 'X' inicia o jogo (se considerar que 'O' inicia, os resultados passam a ser inversos), temos:

131,184 jogos finalizados são ganhos por 'X'
1,440 são ganhos por 'X' após 5 movimentos
47,952 são ganhos por 'X' após 7 movimentos
81,792 são ganhos por 'X' após 9 movimentos
77,904 jogos finalizados são ganhos por 'O'
5,328 são ganhos por 'O' após 6 movimentos
72,576 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
46,080 jogos finalizados resultam em empate

Ignorando jogadas simétricas (outras jogadas rotacionadas ou refletidas), existem apenas 138 resultados únicos. Assumindo novamente que 'X' sempre inicia o jogos, temos:

91 resultados únicos são ganhos por 'X'
21 são ganhos por 'X' após 5 movimentos
58 são ganhos por 'X' após 7 movimentos
12 são ganhos por 'X' após 9 movimentos
44 resultados únicos são ganhos por 'O'
21 são ganhos por 'O' após 6 movimentos
23 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
3 resultados únicos são empates

Jogada perfeita

Se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada - apesar de o número total de possibilidades ser muito grande, a maioria delas é simétrica, além de que as regras são simples. Por esse motivo, é muito comum que o jogo empate (ou "dê velha").

Um jogador pode facilmente jogar um jogo perfeito seguindo as seguintes regras[1], por ordem de prioridade:

1. Ganhar: Se você tem duas peças numa linha, ponha a terceira.

2. Bloquear: Se o oponente tiver duas peças em linha, ponha a terceira para boqueá-lo.

3. Triângulo: Crie uma oportunidade em que você poderá ganhar de duas maneiras.

4. Bloquear o Triângulo do oponente:

5. Centro: Jogue no centro.

6. Canto oposto: Se o oponente jogar num canto, jogue no canto oposto.

7. Canto vazio: jogue num canto vazio.

Em suma, a não ser em condições especiais, o jogador deve ter preferência pela posição central, seguida pelos cantos, seguidos pelas bordas.


Tenha uma boa partida! 


_______________________________


AGRADECEMOS SUA VISITA !!!

Comentários